27 DE ABRIL, DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA

Dia 27 de Abril Dia da Empregada Doméstica

27 de abril comemoram-se no mundo inteiro o Dia da Empregada Doméstica. A profissão é derivada dos antepassados, passando por longas transformações até os dias de hoje. Começou pela mão-de-obra escrava, passando pela mão-de-obra servil do sistema feudal e por fim a mão de obra assalariada, onde o trabalhador vende suas forças de trabalho e perde o poder de dominar seus próprios meios. Foi criado o dia da empregada doméstica, em homenagem a Santa Zita, a padroeira das domésticas. Uma moça humilde e muito generosa, que costumava dividir seus pertences com os mais necessitados.
Sua generosidade era tamanha. Contam que ao levar comida em seu avental, transformou-se em flores. Talvez no seu dia ninguém lembre e o seu dia passe em branco sem nenhum agradecimento, mais na hora de lavar, passar e outros afazeres, lembram que é necessária a contratação de uma profissional, e muitas vezes são submetidas a salários, que na maioria das vezes baixos e injustos. O mercado de trabalho das domésticas não era reconhecido como uma profissão, com isso, não possuíam fiscalização contínua, prejudicando suas reivindicações e seus direitos perante a sociedade. Muitas trabalhavam a mercê de suas necessidades.
As dificuldades se resumem no dia-a-dia dessas pessoas “guerreiras”, iniciando das cinco da manhã, até as nove ou dez horas da noite, na maioria das vezes, sem direito a dia santo, domingos e feriados. É um trabalho difícil. Com tamanha utilidade na vida das pessoas, nos dias de hoje vêm ganhando bastante importância, fazendo assim valer os seus direitos. Com a recente conquista do Depósito do Fundo de Garantia- FGTS traduz que os tempos mudaram. Mesmo sendo opcional para os empregadores se inicia uma nova era com garantias e melhor reconhecimento para essas profissionais.

A ADCB parabeniza estas verdadeiras guerreiras do lar, que se desdobra em suas tarefas e é pouca reconhecida diante da sociedade brasileira.

Desrespeitar a empregada doméstica ...
É uma coisa preconceituosa e patética!
Muitas vezes é a empregada que comanda o lar ...   
Num infinito e bravo palpitar!


A empregada doméstica merece várias canções ...
Pois, ela exerce ao mesmo tempo várias funções!

Ela é: babá, arrumadeira, faxineira,
Secretária, enfermeira e cozinheira ...
Afinal, ela é trabalhadeira!
 

Ela deixa qualquer tipo de ambiente ...
Limpo, higiênico e quente!
Ela cozinha com dedicação e ardor ...
Comidas repletas de amor!

Sua alma cheia de harmonia ...
É uma dama de companhia,
Que não deixa a família vazia ...
Porque, acima de tudo, ela é poesia .

(Luciana do Rocio Mallon)

          

0 Response to "27 DE ABRIL, DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA"

Postar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme