" ENCONTRO MICRORREGIONAL ADCB / ASA "
Nos dias 16 e 17 de Março,
aconteceu o 1º Encontro Microrregional da UGM (Unidade Gestora Muinicipal) ADCB, a qual gesta o Projeto Cisternas de Captação de Água para Consumo Humano em parceiria com a ASA (Articulação no Semiárido Brasileiro) em Jequié e região.
Tendo como tema: "Políticas Públicas para Agricultura Familiar", palestrantes: André Bispo Agrônomo , Diacisio Ribeiro Coordenador da CPT (Comissão Pastoral da Terra) e Agnaldo Rocha Coordenador do Projeto Águadas, da Cáritas Diocesana de Ruy Barbosa.
Com a presença de beneficiarios das cidades atendidas pelo projeto como: Maracás, Lajedo do Tabocal,
Itiruçu e Lafaiete Coutinho. Com depoimentos emocionantes dos beneficiarios conseguimos ter noção da transformação de vida que estas familias estão tendo depois da chegada das cisternas em suas comunidades.
A ADCB irá entregar até o fim deste ano 1.170 cisternas nestas regiões , além disto estamos levando cidadania através das mobilizações que a equipe do projeto faz e das capacitações a cada familia através do de GRH (Gerenciamento de Recursos Hídricos) que além de instruir as familias como manuseiar a cisterna também mostra que e possivél a convivência no semiárido de forma sustentavél.
APOIO: SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza ) e MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome).
11:16
ADCB
,
0 Comments
“Projetos Federais que à ADCB Participa”
“PAA” (Programa de Aquisição de Alimentos).
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma das ações do Fome Zero e promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da Agricultura Familiar.
O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos.
O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição como Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos e para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.
Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios.
AÇÃO E CIDADANIA
A ADCB em Parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Secretario de Agricultura, recebeu no início deste mês a primeira leva de verduras do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e distribuiu entre as associadas, foram mais de 200 (Duzentas) famílias que foram beneficiadas com as verduras.
FONTE: MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).